O concreto projetado por via úmida possui uma ampla gama de aplicações na construção civil: proteção de taludes, solo grampeado, reforço e recuperação de estruturas, reservatórios e bacias de contenção, substituição de alvenarias, cortinas em subsolo, muros de arrimo, piscinas, entre outras.

O concreto projetado é uma excelente opção estabilização e consolidação de taludes e escavações. O concreto armado é usado como contenção para o terreno resistir à ação de intempéries, erosão, deslizamentos.
A utilização de concreto projetado por via úmida viabiliza e reduz o tempo de execução deste tipo de construção.
O revestimento e proteção mecânica de estruturas é outra aplicação em que o concreto projetado é muito útil. Este sistema possibilita a concretagem em locais de difícil acesso e também de grandes áreas com alto rendimento e muita rapidez. Distâncias de até 100m podem ser atingidas entre o caminhão betoneira e a aplicação do concreto.
Seja usando o terreno ou formas de madeira, o concreto projetado é uma opção ágil e com ótimo custo/benefício para muros de arrimo ou muros de fechamento. Neste tipo de aplicação o concreto é reguado e desempenado logo após o lançamento, deixando a superfície pronta para receber reboco com areia fina ou diretamente a pintura.
Cortinas e paredes de concreto em subsolos (ou acima do solo) podem ser executadas com o concreto projetado. O concreto já é compactado no momento da aplicação sobre a armadura devido a alta velocidade e pressão, eliminando a necessidade de ser vibrado. A mesma economia de materiais, mão-de-obra e redução de desperdício pode também ser feita neste tipo de aplicação.
É a estabilização de taludes e escavações com o uso do concreto projetado em muros que são sustentados por fundações chamadas de grampos, executados com aço CA-50 e injeção com calda de cimento.
Na recuperação ou reforço de estruturas o concreto projetado elimina a necessidade de formas. A própria estrutura a ser reforçada recebe a nova armadura de reforço e o concreto é aplicado diretamente, gerando economia de tempo, materiais e mão-de-obra.
Assim como nas piscinas, o concreto projetado é uma ótima solução para a construção de bacias de contenção, fossas, e reservatórios em que o terreno pode ser usado como forma. Também em situações em que o terreno ou o projeto exijam formas, estas podem ser de madeira ou metálicas somente em uma face, como anteparo para receber o concreto projetado.
Rua José Scutari, 65A I Bairro Passo D`Areia I Fone/Fax: 51 3328 5577 I Porto Alegre I RS I 91340 - 210
© Prolazer | Todos os direitos reservados